Mais de 230 estudantes de 18 escolas de Cariacica participam de “esquenta” para a Olimpíada Brasileira de Robótica

Mais de 230 estudantes de 18 unidades educacionais da rede municipal de Cariacica participaram nesta segunda-feira (30) do “Esquenta da Olimpíada Brasileira de Robótica OBR - Desafio de Robótica”. O evento foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (EMEFTI) Presidente Castelo Branco, em Porto de Santana.  


Durante o evento foram apresentados vários projetos desenvolvidos pelos alunos, como de um robô que faz batucada e, também, o protótipo da “Águia Furiosa”, símbolo maior da Escola de Samba Independente de Boa Vista, simulando movimentos, entre outros trabalhos.  



Também foram apresentados vários projetos na categoria resgate, na qual o robô é utilizado para salvamento de vítimas. A missão dele, nesse caso, é resgatar pessoas. Por isso, os projetos propõem um percurso com paradas para resgates pontuais.    



O objetivo do “Esquenta” é a preparação técnica e pedagógica das equipes escolares para participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), estimulando o desenvolvimento do pensamento computacional, da cultura maker, da criatividade, da resolução de problemas e do trabalho em equipe.  


“Essa é uma ação muito importante desenvolvida nas nossas escolas, que visa basicamente o aperfeiçoamento dos alunos para torná-los protagonistas em uma área crucial da vida humana, como da tecnologia e da robótica”, destacou a secretária de Educação Luzian Belisario.